domingo, 16 de setembro de 2012

NAVI - ações na exposição

Projeto NAVI- ARTE POSTAL
uma simples ação que poderá gerar outras tantas




NAVI- durante a abertura










das 15:30 até 23:00 horas
 muitas pessoas compareceram à exposição
buscando seus trabalhos, conhecendo as artistas, confraternizando......

 as crianças, então, as mais felizes ao reconhecer os seus cartões e,










 não só as crianças, também, os adultos.....



















e as artistas









e todos os nossos amigos!!!!!!!









NAVI- visitantes LINHA POA-CAXIAS

Artistas de Porto Alegre, amigas presentes na exposição
com a linda e doce JOANA

Sejam sempre bem vindas!!!!!!!!!


NAVI- Arte Postal Projeto Florescer

Crianças do Projeto Florescer presentes na exposição representando todas as demais que, posteriormente, estarão visitando a exposição 


O NAVI agradece a RANDON, empresa apoiadora do projeto,
 coordenação, professoras e alunos do Projeto Florescer
que participaram como agentes de interferência


NAVI - ARTE POSTAL a abertura da exposição




























EMOCIONANTE!!!!!!!!
é a palavra que define o dia da abertura da exposição

sábado, 15 de setembro de 2012

NAVI- a exposição ARTE POSTAL

a exposição
nos próximos dias estaremos postando fotos da exposição
 durante a abertura
na galeria do Centro Municipal Henrique Ordovás Filho

NAVI - Arte Postal a montagem da exposição


Montagem da exposição NAVI-ARTE POSTAL


 Galeria do Centro Henrique Ordovás Filho

artistas do NAVI na semana da montagem






a equipe de criação e coordenação do projeto NAVI- ARTE POSTAL




Dalfrey -Molduraria Caxiense
e Mara

Mara e Odete-NAVI




Eduardo e Marco- Lofty
com
Carlinhos Santos
Jornal Pioneiro

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ARTE POSTAL- A EXPOSIÇÃO

NOS PRÓXIMOS DIAS ESTAREMOS POSTANDO AS
FOTOS DA EXPOSIÇÃO
NAVI - ARTE POSTAL

Jornal Pioneiro 13/09/2012 | N° 11478
934 + outros gestos
Mostra reúne postais de artistas do Navi com intervenções da comunidade
Cobrindo as paredes da Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás, espalham-se 900 cartões multicoloridos, carregados de múltiplas imagens, cores, formas, intenções. Eles são produto da interferência destes 900 autores sobre 34 trabalhos criados e reproduzidos por integrantes do Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul (Navi). O material resulta do Projeto Navi Arte Postal, iniciado em 2010. Nos primeiros três meses, a tarefa foi organizar a proposta, apresentá-la e aprová-la para captação junto à LIC Municipal, conseguindo o apoio cultural da Randon. Em seguida, veio a organização de listas abertas de nomes e endereços de pessoas, obtidos em diferentes entidades.

Em paralelo, os artistas do Navi produziam seus trabalhos em diferentes técnicas, estilos e sugestões visuais. No primeiro semestre deste ano, 1,8 mil foram enviados pelo Correio. Quem os recebia, era convidado a fazer a intervenção que quisesse, colocar no envelope já selado que recebera, devolvendo o cartão ao Navi. Sem custos, com sua imaginação e criatividade postada ali. De todos os enviados, voltaram os 900 agora expostos. Uma adesão significativa.

– Não imaginávamos tamanho retorno. Em trabalhos de arte postal, as estatísticas de retorno são de 25% – descreve, animada, a presidente do Navi, Mara De Carli Santos.

Existem outros retornos, não expostos. “Como sabiam que eu existia?”, questionou um menino que recebeu um postal para intervir. Afinal, ele nunca recebera qualquer correspondência em seu nome. Uma senhora informou que não devolveria seu cartão. Gostou tanto que resolveu emoldurá-lo. Outra pessoa simplesmente não achava o postal recebido. É que o achou tão especial que decidiu guardá-lo em local bem seguro. Três facetas das outras instâncias da discussão artística, acionadas pelos muitos vetores desta ação.

Arte Postal, o projeto e a exposição, contemplam também questões em torno de identidade e inclusão no sistema das artes. É também uma ação processual, que reorganiza intenções e fôlego artístico do Navi e seus integrantes, exercitando outra vez a assinatura coletiva, como fizeram no projeto Terras.

– O projeto transcende as questões da arte postal. Transcende também a necessidade de um conceito rígido. Alguns se constrangeram em intervir nas obras. E as perguntas “isso é arte?”, “quem faz arte?” voltam. Mas a arte contemporânea permite isso. Aqui, experimentamos de forma ainda mais potente a relação entre artista e comunidade. Todos os cartões que saíram do NAVI eram como um gatilho para a comunidade, que retornam com diferentes respostas – analisa Mara.

Intervenções mínimas e delicadas, colagens, escritos, sobreposições de histórias pessoais, muitas cores, trajetórias e narrativas estão emendadas uma a uma na sala de exposição. Ora em formato sanfonado, ondulando visão, ora em linha reta, não deixando o olhar acomodado. Nem sugere começo, meio ou fim. A matemática poética em torno destes 934 + tantos outros gestos artísticos, assinados por adultos e crianças, diplomados e estudantes primários, anônimos e conhecidos, tem um resultado ainda a ser quantificado. Mas a potência da ação transcende os números.

– Este é um projeto leve, delicado com a gente e com as pessoas. É uma ideia que deu certo porque as pessoas colaboraram com uma resposta a questionamentos. Nasce despretensiosa, continua despretensiosa. A palavra sempre foi o prazer de realizar – diz a artista.
Carlinhos Santos 3por4